Cantar Os Cantautores

cantaroscantautores copy

“Cantar Os cantautores” homenageia cantautores portugueses, 
como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira ou Sérgio Godinho, 
brasileiros, como Chico Buarque ou Noel Rosa e outros, e latino-americanos, como Vítor Jara ou Violeta Parra, entre outros.

Os guias deste roteiro musical são João Madeira (voz e guitarra), Nuno Reis (trompete), João Nogueira (contrabaixo) e João Fião / David Menezes  (percussão).

Como mapa de viagem e a ilustrar cada concerto, haverá projecção de imagens do fotógrafo Francisco Nogueira [ www.francisconogueira.com ] e de Sérgio Gomes (componente de vídeo).

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

ESPECTÁCULOS EM EXIBIÇÃO

 

Ciclo "Duas Américas Latinas"

Uma viagem musical, conduzida por Quarteto Cancioneiro, pelas duas Américas Latinas, de Violeta Parra a Chico Buarque. Uma viagem musical através dos temas de cantautores da América Latina inspirados no folclore local, num percurso com início nas paisagens Andinas de Victor Jara, passando pela região das Pampas de Virgilio Carmona, pelas ruas de Havana de Silvio Rodriguez a uma subida ao Corcovado do Rio de Janeiro de Chico Buarque.

Concerto + Projecção de fotografia e vídeo. Poesia e pequenos textos didáticos introdutórios.

 

Ciclo de Canções Libertárias Ibero-Americanas


Ciclo de canções libertárias ibero-americanas (Portugal, Espanha, América Latina e Brasil), por Quarteto Cancioneiro.

Concerto + Projecção de fotografia e vídeo. Poesia e pequenos textos didáticos introdutórios.

 

Ciclo "As Canções de Abril" 
Poesia dita e cantada com liberdade

Antologia de poemas e de canções dos grandes poetas e cantautores da liberdade, José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho, Fausto, José Mário Branco…

Espectáculo musical e multiartes: Música. Poesia. Multimédia.

 

4teto-cancioneiro
2012, concerto na Casa da América Latina, Lisboa

 

Conceito


 A designação de “cantautor”, proveniente da união das palavras cantor e autor, diz respeito a artistas musicais que escrevem e interpretam o próprio material, letra e música, normalmente fazendo também o seu próprio acompanhamento musical à guitarra.

 

Histórico


 “Cantar Os Cantautores” teve a sua origem em Julho de 2006, no ciclo de concertos levado a palco no Sítio do Cefalópe em Lisboa. O ciclo, coordenado e interpretado por João Madeira, foi agregando diferentes músicos para cada concerto, consoante o(s) autor(es) a homenagear, e consistiu numa série de concertos ao longo de cerca de um ano dedicados a cantautores de Portugal (José Afonso, Sérgio Godinho, Fausto), alternados com cantautores brasileiros (Chico Buarque, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Caetano veloso) e ainda com um espetáculo dedicado a vários cantautores de outros países da América Latina como o Chile, Argentina e Cuba (interpretando temas de Vitor Jara, Atahualpa Yupanqui, Silvio Rodriguez, entre outros). Alguns anos mais tarde, em 2012, o projeto deu origem a um grupo intitulado “Quarteto Cancioneiro” que desenvolveu um repertório agregando temas de Cantautores da América Latina (Brasil, Colômbia, Chile, Argentina e Cuba), actuando em diversos espaços de Lisboa, nomeadamente Casa da América Latina, Espaço Evoé e Associação Liberdade Provisória. O espetáculo recebeu a projeção de fotografias de Francisco Nogueira, numa viagem pelos países de origem de alguns dos cantautores interpretados, e mais tarde uma componente de vídeo trabalhada por Sérgio Gomes.

 


João Madeira (direção musical, voz e guitarra) mantém em paralelo as atividades de músico e de engenheiro agrónomo. Na região de Coimbra, em Penela, pôs em marcha um projeto de agricultura biológica chamado Verdejar [www.verdejar.pt]. Enquanto músico, João Madeira é cantor e guitarrista (guitarra acústica e eléctrica) e tem integrado projectos sediados tanto em Coimbra (entre outros, o grupo Ciranda, música de raiz tradicional portuguesa) como em Lisboa (o Conjunto Telefonia e outros). Actuou como músico residente assegurando espectáculos semanais ou quinzenais em diversos espaços de Lisboa como o bar do Teatro Taborda, Bela de Alfama e Associação Renovar a Mouraria. É membro do GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore de Coimbra [www.gefac.pt], desde 2010. Dirige o projecto Cantar Os Cantautores, iniciado em 2006, em que faz um périplo pelos cantautores de intervenção de Portugal, do Brasil e da América Latina.

 

FICHA TÉCNICA


Espetáculos em exibição
Ciclo "Duas Américas Latinas"
Ciclo de Canções Libertárias Ibero-Americanas
Ciclo "As Canções de Abril" poesia dita e cantada com liberdade

Nº de elementos em palco:
4 elementos; 
excepto em "As Canções de Abril": 5 elementos.

Formação
Quarteto Cancioneiro
João Madeira - voz e guitarra 
Nuno Reis - trompete, flügel, percussões ligeiras 
João Nogueira - Contrabaixo 
João Fião / David Menezes - percussões 

+ Diseur/cantor convidado em As Canções de Abril 

Direção musical e selecção de repertório
João Madeira

Arranjos 
João Madeira e Quarteto Cancionero

Fotografia, vídeo, multimédia
Francisco Nogueira, Sérgio Gomes


Características: Palco

Guarda-roupa: Estilo clássico

Situação: Disponível