Festival Diálogo

bannerFB-FDialogo-Beja

O Festival Diálogo — Diálogos Interculturais de Beja será realizado dia 14 de abril 2018, antecedido de diversas actividades a partir do dia 8 de abril, Dia Internacional dos Ciganos. Será uma semana de programação intercultural, de 8 a 14, em diversos pontos da cidade, a culminar com o “Dia D” de “Diálogo”, sábado 14 de abril, na Praça da República, coração do centro histórico de Beja.

 

Apresentação e objectivos


Partindo do pressuposto de que um maior conhecimento da cultura cigana e das pessoas da sua comunidade, poderá por si mesmo conduzir uma maior valorização desta cultura e do indivíduo cigano; pretendemos com este projeto de actividades contribuir para essa valorização cultural e humana, no sentido de ajudar a ultrapassar os complexos discriminatórios. Contudo, as comunidades ciganas estão ainda longe de alcançar, por parte da restante população, o merecido respeito pela diferença, a qual se expressa nas suas riquíssimas tradições, cultura e vivência. É necessário dar a conhecer e valorizar a cultura cigana, no sentido de atingir a igualdade de tratamento.

A intermediação cultural e o diálogo de culturas pode assumir, de parte a parte, um papel muito importante nesse “conhecer para valorizar”. Concluindo, é preciso conhecer por duas vias: É preciso conhecer as reais condições em que vivem para melhor compreender e aceitar, para perceber que é preciso ajudar na vez de recriminar. Simultaneamente, é preciso conhecer a cultura para valorizar o grupo e o indivíduo “outro” portador dessa riqueza cultural única, valorizando-o precisamente na sua diferença. Assiste-se também, num período recente, ao aparecimento de outras comunidades minoritárias no concelho de Beja. É o caso de cidadãos de origem brasileira e do leste europeu; e temos conhecimento do crescimento recente de outras comunidades migratórias de origem africana (nomeadamente oriundos dos chamados PALOP). Além disso, Beja recebeu, no contexto da actual crise humanitária, pequenos grupos de refugiados. Pretendemos neste contexto criar um pequeno festival dedicado à promoção do diálogo intercultural, envolvendo em primeiro plano a comunidade e cultura ciganas, as restantes populações minoritárias do concelho e a população local, cada qual detentora de riquíssimas tradições culturais e artísticas. Chamaremos a esta iniciativa “Festival Diálogo — Diálogos Interculturais de Beja”. A grande problemática a que urge dar resposta é a da exclusão social e do preconceito baseados em paradigmas de medo, de desconfiança e de preconceito, tornando-se necessário, na nossa perspetiva intervir e contribuir para uma maior integração, entendida como respeito pela diversidade cultural das minorias étnicas no concelho, dando resposta à problemática da exclusão e marginalização e contribuir para a sua minoração.

É nossa convicção que o conhecimento mútuo entre comunidades, a sua cultura e expressões é um acréscimo qualitativo no processo de integração, assim propomos a realização de um festival que promova este diálogo e este conhecimento mútuo entre comunidades — o Festival Diálogo, de Beja.

Objetivos:
Realizar um festival intercultural no concelho de Beja, a ter lugar na cidade de Beja, envolvendo todas as comunidades residentes, como forma de conhecimento mútuo das suas tradições, cultura, expressão artística, formas de viver.
Promover e facilitar o diálogo intercultural entre as várias comunidades do concelho de Beja.
Promover a integração no tecido social.
Promover as várias culturas existentes no concelho.
Dar visibilidade às várias expressões artísticas das comunidades.
Valorização da diversidade.
Contribuir para o fim da estigmatização étnica.

 

Entidades parceiras


EAPN Portugal (European Agency Poverty Network / Rede Europeia Anti-Pobreza) — Núcleo Distrital de Beja (Beja)

AMEC — Associação de Mediadores Ciganos de Portugal (Beja)

Centro Social Cultural e Recreativo do Bairro da Esperança (Beja)

União das freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira (Beja)

União das freguesias de Santiago Maior e São João Baptista (Beja)

 

Apoios


Projecto apoiado no âmbito da III edição do Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (FAPE).

Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade (SECI)

Alto Comissariado para as Migrações (ACM )