Festival Diálogo, 8 a 14 de Abril em Beja

bannerFB-FDialogo-Beja

O Festival Diálogo — Diálogos Interculturais de Beja é promovido pela cooperativa cultural Glocalmusic – música criativa, em parceria com a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN – Núcleo de Beja), a Associação de Mediadores Ciganos de Portugal (AMEC), o Centro Social Cultural e Recreativo Bairro da Esperança (Beja), a União das freguesias de Salvador e Santa Maria da Feira e a União das freguesias de Santiago Maior e São João Baptista (Beja); com o apoio da Câmara Municipal de Beja / Rede Social de Beja e de várias organizações locais a esta pertencentes. Este projeto é apoiado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade / Alto Comissariado para as Migrações, no âmbito do Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (FAPE 2018).

Será uma semana de programação intercultural, de 8 a 14, em diversos pontos da cidade, a culminar com o “Dia D” de “Diálogo”, sábado 14 de abril, na Praça da República, bem no centro histórico de Beja. Este Festival é dedicado à promoção do diálogo intercultural como ferramenta de combate à exclusão social, contribuindo para uma mudança de mentalidades através do conhecimento mútuo e da valorização da expressão cultural própria de cada comunidade, cada qual detentora de riquíssimas tradições culturais e artísticas.

O programa inclui conferências/debate, exposições, gastronomia do mundo, workshops, filmes, espetáculos de rua (música e danças do mundo) e atividades ao ar livre; atividades lúdico-didáticas para as crianças sobre interculturalidade.

No dia 14, sábado, estarão representadas em palco as diversas comunidades do concelho de Beja. Haverá espetáculos de música e dança que vão desde o cante alentejano, música de raiz tradicional do Baixo Alentejo, música e dança cigana, música e dança das comunidades imigrantes fixadas no concelho de Beja, num diálogo que contará com o envolvimento das pessoas e dos artistas das próprias comunidades, como forma de contribuir para um maior conhecimento intercultural e respeito pela diversidade cultural.