Sons do Rio #5 | Ao Toque da Concertina

sonsdorio5

20 de Janeiro 2017 | 19h30 | Casa do Rio, Praça da República 73 1º Águeda
12€ | 6€ >12 anos
Inscrições aqui.

PROGRAMA
19h30 Receção
20h jantar
21h30 concerto

AO TOQUE DA CONCERTINA
Ao Toque da Concertina é um concerto/viagem em torno do atlantico com os irmãos Artur Fernandes (Danças Ocultas) e Bitocas Fernandes.
O Oceano Atlântico foi, no final do séc. XIX e início do XX palco de imensas migrações, essencialmente destino ao continente americano. As músicas também viajaram com as pessoas, nomeadamente os instrumentos musicais. Neste caso importa reter as viagens da concertina.
“Ao Toque da Concertina” viaja pelos ritmos e balanços do toque da concertina das culturas que estão em contacto com o Oceano Atlântico, onde se destacam o tempo forte latino, o contratempo celta e a polirritmia africana. À medida que o fole vai abrindo para os balanços específicos e miscigenados de cada país vão-se referenciando os principais intérpretes, nomenclaturas, e particularidades.

SONS DO RIO:
Sons do Rio são concertos de música criativa com jantar à mistura. A Glocalmusic, pela mão do anfitrião Bitocas Fernandes, convida para cada concerto um artista diferente para com ele agitar as águas da cidade no que toca a propostas musicais. Também ao sabor da corrente serão os jantares, que agora passa a contar sempre com dois cozinheiros para elaborar os sabores gastronómicos oferecidos nestes concertos para deguste de uma bela noite na icónica Casa do Rio. São encontros improváveis entre pessoas, arte viva e convívio. Com uma programação regular outras enchentes chegarão à Casa do Rio.

Glocalmusic:
A Glocalmusic organizadora dos Sons do Rio é um grémio recentemente criado para o desenvolvimento da música criativa. Está constituído como cooperativa e tem já atividade um pouco por todo o país, fazendo florescer redes entre aqueles que querem tornar a música uma ferramenta de inclusão, experimentação e descoberta.

Artur Fernandes – Concertina e comentários
Bitocas Fernandes – Objectos sonoros e voz

Produção: Glocalmusic / Bitocas Fernandes e Maria José Filipe
Buffet – Maria José Filipe e Rosa Helena

Contactos: vitoscar@gmail.com, tm 966264348.