iQuilibrium


 iQuilibrium
música e performance
em inauguração da exposição fotográfica
“iQual” de David Gama

Música:
Bitocas Fernandes
Brian de Carvalho
Zetó Rodrigues
Beatriz Portugal

Performance:
David Gama conceção e texto
Beatriz Portugal performer

Vídeo:
David Gama

Fundação Dionísio Pinheiro*
Águeda, 25 Junho 2016

* integrado no programa do 31º aniversário da Fundação


iQuilibrium_cartNa inauguração da exposição de fotografia intitulada iQual, do artista David Gama, patente na Fundação Dionísio PinheiroÁgueda, a partir do dia 25 de Junho, haverá “iQuilibrium”, uma intervenção musical e performativa preparada pela Glocalmusic para o acontecimento.

Em “iQuilibrium”, um momento musical será protagonizado por Bitocas Fernandes (direção, voz e objetos), Beatriz Portugal (voz), Brian de Carvalho (trompete) e Zetó Rodrigues (contrabaixo), com projeção vídeo de David Gama. A música em “iQuilibrium” é uma criação livre partind, de cada trabalho fotográfico, para uma viagem de culturas.

Segue-se uma pequena performance por David Gama (conceção e texto), encarnada por Beatriz Portugal (performer e diseur).

Sobre a exposição, nas palavras do seu autor: A série “iQual” surge na urgência em chamar à atenção para a problemática do racismo e da xenofobia, em todas as suas formas e manifestações contra o Ser Humano. Inspirado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, e tendo como base o mote «o pensamento do Ser Humano é inviolável», propus-me a vestir a pele do outro; do semelhante; do irmão de espécie. Uma série de seis auto-retratos onde procuro captar a essência de certos credos, orientações políticas e posições económicas. Não existe, aqui, intenção de segregar em estereótipos… existe sim a vontade de reconciliar a diversidade: identificando, compreendendo e aceitando a diferença!

Evento integrado na programação do 31º Aniversário do Museu da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, cujo vasto programa inclui a inauguração da exposição do artista aguedense (às 16:00h) e a performance “iQuilibrium” (pelas 18:00h).

+info: http://www.fundacaodionisiopinheiro.pt